A SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) trabalha pela conservação da natureza, através da proteção de áreas nativas, de ações de educação ambiental e do desenvolvimento de modelos para o uso racional dos recursos naturais. Incentiva e apóia a meliponicultura (criação racional de abelhas nativas sem ferrão) no litoral norte do Paraná desde 2005, como uma atividade que une conservação da natureza e geração de renda.
Com o apoio financeiro cedido pela Fundação O Boticário de Proteção da Natureza (FBPN) e a Fundação Interamericana (IAF) a SPVS executa o projeto que passo por varias etapas até a criação da Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraquecaba (ACRIAPA).
•Em 2006: Diagnósticos Rápido Participativo (DRPs) junto às comunidades do entorno das reservas. A meliponicultura foi apontada como um atividade potencial. Motivo: – Une geração de renda e Conservação da Natureza; – As abelhas nativas prestam um importante serviço de conservação de espécies florestais nativas (polinização).
•Em 2007 foi fundada a Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba – Acriapa; Formada por 22 meliponicultores; Diferencial: criação exclusiva de abelhas nativas sem ferrão.
•Em 2009, além do mel, a própolis também passou a ser produzida e comercializada pelos produtores da Acriapa.
•Em 2009 a Acriapa foi o ambiente de treinamento de um grupo do HSBC / Next Generation.
•Em 2010 a Unidade de Beneficiamento do Mel (UBM) encontra-se em fase de conclusão a construção – aprovado pelo SIP/POA; Possibilitará que todo o mel e demais produtos possam ser comercializados em quaisquer estabelecimentos comerciais no estado do Paraná.
Deixe um comentário